Dean Deblois(Diretor) sobre o filme:
"Foi muito intencional que cada parcela do crescimento de Soluço apresentasse um rito de passagem. O primeiro filme tratava de aprender a aceitar a si mesmo, apesar de suas fraquezas. O segundo filme era sobre a transição do abandono juvenil para a idade adulta. O terceiro filme foca em encontrar coragem para 'deixar ir'. Isso em si é um ritual universal de passagem."
"O filme promete desenvolvimentos futuros para Soluço e Astrid, mas dizer mais seria um spoiler. Os fãs de HiccStrid ficarão felizes."
"O maior desafio do terceiro filme foi explicar por que os dragões nos deixaram de uma maneira que não vai aborrecer completamente o público. Há filmes como ET que conseguiram lidar com esse delicado desafio da história e eles se tornaram partes indeléveis da nossa cultura. Esperamos que este terceiro filme chegue a esse desafio e deixe o público comovido e satisfeito. "
"A melhor parte de trabalhar em animação é que está sempre em evolução. Fui treinado em animação clássica desenhada a mão e continua a ser uma educação em todos os filmes. A nossa tecnologia melhora todos os anos. Podemos testá-la e explorar e empurrar as fronteiras. Chegou ao ponto em que, se você pode sonhar, você pode fazer isso. Isso é muito excitante."
"A Fúria da Luz é um nome de espécie dado a ela por Soluço e Astrid. Nós deliberadamente não lhe demos um nome pessoal, porque queríamos mantê-la selvagem. Ela não é uma fúria da noite, ela é uma variação da espécie com suas próprias características e habilidades. Ao contrário de Banguela, ela não é a última de sua espécie."
"O mundo oculto é uma combinação de elementos de fantasia baseados na física do mundo real. Ele apresenta fungos,bioluminescência e coral, para dar uma sensação sobrenatural. E ainda assim, a ideia era criar um mundo incrível que pudesse existir abaixo do nosso. Contudo no universo de Como Treinar o Seu Dragão, nós confiamos em elementos e física terrestres confiáveis, sem nunca ir a algo mágico."
"A intenção era tornar Grimmel dimensional e interessante. Ele não é apenas esperto, ele pode ser charmoso e espirituoso. Ele também é muito talentoso e confiante em suas habilidades. Para este filme, nós queríamos um rival inteligente para Soluço. E, F. Murray Abraão é incrível no papel."
"Estou sempre um pouco desapontado quando alguém diz: 'Eu não chorei quando assisti ao seu filme'."
"Estou feliz em informar que Randy Thom e Roger Deakins estão trabalhando no filme enquanto conversamos. É uma honra ter essas potências a bordo como parte de nossa equipe."
"Eu acho que minha filosofia é que toda narrativa deve tocar você emocionalmente - não importa quão caprichosa ou absurda seja a premissa. Minha prioridade ao trabalhar em uma história é encontrar um momento genuíno emocional e muitas vezes desarmante que fará a coisa toda ter um valor maior, do que pode parecer ter no valor aparente. Canalizar experiências de sua própria vida é uma das melhores maneiras de conseguir isso. Assim como muitas vezes tem sido dito: 'Escreva do coração'."
"Desde o começo, tentamos incorporar o 'diálogo' para Banguela e os outros dragões, para que os animadores pudessem interpretar a intenção por trás dos grunhidos e rugidos. Também foi útil para Randy Thom, nosso designer de som, na elaboração desses sons. "
"Eu me inspirei em Cressida Cowell quando ela visitou nossa equipe de produção no primeiro filme. Ela me disse na época que estava trabalhando no último livro de sua série. Um que explicaria o que aconteceu com os dragões e por que eles não "existem mais". E embora nossas narrativas sejam diferentes, a ambição de fechar este capítulo e resolver essa questão continua sendo uma força motriz no desenvolvimento da trilogia. "
"Valka agora se tornou parte da comunidade de Berk, treinando Soluço, Astrid e o resto da gangue para se tornarem capazes de resgatar dragões. Cate Blanchett reprisou seu papel e, como sempre, fez um trabalho maravilhoso, trazendo o personagem à vida."